sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RESERVA BIOLÓGICA DO LAMI

A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger é uma unidade de conservação com cerca de 180 hectares, localizada no sul do município de Porto Alegre. A reserva foi criada pelo decreto municipal nº 4097, de 1975, e constitui a primeira Reserva Biológica Municipal do Brasil.

A área do parque integra um complexo vegetacional com matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais, vassourais e campos arenicolas. Da rica fauna local destacam-se as aves, com mais de 120 espécies já registradas. Os banhados e juncais da reserva também servem de abrigo para diversas aves aquáticas, peixes, anfíbios e moluscos, além de mamíferos como a capivara e a lontra. Répteis, como lagartos, jacarés-de-papo-amarelo e tartarugas também são abrigados na área da Reserva.

Além da conservação dos ecossistemas e suas espécies, a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger dá suporte a atividades de pesquisa científica e educação ambiental. Visitas ao local podem ser agendadas por instituições de ensino e pesquisa na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre

.

A variedade de ambientes do local, com matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais, vassourais e campos arenicolas, contribui também para variedade de espécies de flora e fauna, permitindo o crescimento de mais de 300 espécies vegetais nativas e um número muito superior de espécies animais. Mais de 120 espécies de aves nativas já foram registradas na reserva, inclusive migratórias. Os banhados e juncais servem como verdadeiros berçários para muitos organismos aquáticos como peixes, anfíbios e moluscos. Já nas elevações arenosas podemos encontrar os ovos de tartaruga e de lagartos.

Trilha Ecológica da Reserva Biológica do Lami .

Bugio Mutilado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário